Voz de Angola - Voz de Angola
Voz de Angola

Voz de Angola

Manuel Eduardo Futila é jornalista licenciado em Comunicação e relações internacionais é editor da Voz de Angola

Tel: +244930341639   

eduardofutila@vozdeangola.com

 

As autoridades de Moçambique detiveram hoje Ndambi Guebuza, filho do ex-presidente do país Armando Guebuza, no âmbito da investigação às dívidas ocultas do Estado, noticiaram as televisões moçambicanas.

O Governo angolano anunciou hoje que vai acionar os mecanismos legais para reverter a privatização da empresa de fabrico de medicamentos Angomédica, adquirida pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA) em 2014, que terá tido "contornos pouco claros".

Mais de cem médicos angolanos marcharam hoje em Luanda para exigir melhores condições de trabalho, pedindo aos governantes que "experimentem" fazer as consultas nos hospitais públicos de Angola, e admitiram a possibilidade de avançar para a greve.

O director para os Assuntos Africanos da Casa Branca, Cyril Sartor, disse em Luanda, que o Departamento do Tesouro Americano está a trabalhar, em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA), para facilitar o acesso de divisas para Angola.

O chefe da diplomacia angolana saudou hoje a decisão dos Estados Unidos de continuarem a considerar Angola como parceiro estratégico na política norte-americana para África, mas salientou que isso também traz mais responsabilidades.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que o processo de certificação das dívidas do Estado angolano às empresas portuguesas que operam em Angola está "no bom caminho", mas escusou-se a quantificar o montante.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal afirmou hoje, em Luanda, que, no atual quadro macroeconómico e orçamental em Angola, os empresários portugueses têm imensas oportunidades para apostar no país.

O ministro das Relações Exteriores angolano afirmou hoje que Angola está a dar os "passos certos" para atrair empresários e investidores portugueses para o país, acentuando que foram "contornados" os obstáculos que sempre surgem naturalmente.

José Carlos, advogado do deputado e ex-governador de Luanda, Higino Carneiro, considerou hoje que a Procuradoria-Geral da República (PGR) violou o princípio do segredo de justiça, ao trazer a público questões que constam de um processo em instrução preparatória.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou hoje as reformas e o combate à corrupção levados a cabo pelo homólogo angolano, João Lourenço, garantindo que Washington vai apoiar e financiar Angola.

Página 1 de 318