O vice-Presidente do Zimbabué anunciou hoje em Luanda que vai construir um monumento em homenagem aos guerrilheiros zimbabueanos que foram mortos em Angola, na luta contra o ‘Apartheids’, como já fez em Moçambique, Zâmbia e Tanzânia.
O Japão doou 6,5 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) para melhoria de infraestruturas dos pequenos agricultores ao longo do Corredor do Lobito, via ferroviária que liga Angola a países vizinhos, como previsto num acordo assinado hoje.
O Tribunal Supremo estendeu até o próximo dia 2 de Setembro deste ano, o prazo para a secretaria judicial compilar as traduções de provas documentais, autenticar e colocar à disposição dos advogados dos arguidos do processo judicial que ficou conhecido como "Julgamento dos generais".
A comissão política do Partido Humanista de Angola (PHA, oposição) deliberou a destituição da sua presidente por alegada gestão danosa, violação dos estatutos e apropriação de bens do partido, mas esta nega as acusações consideraqndo a decisão “fraudulenta”.
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sublinhou, na cidade do Huambo, que os jovens, como viveiros da sociedade, devem ser construtores de “pontes” que favoreçam um diálogo permanente e coesão nacional.
A presidente do parlamento angolano instou hoje os deputados a trabalharem não apenas na aprovação de leis, mas a assegurarem que estas respondam às necessidades da sociedade e contribuam para o desenvolvimento inclusivo e socialmente justo do país.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano destacou hoje, em Saurimo, província da Lunda Sul, o regresso da De Beers a Angola, que em parceria com a Endiama, diamantífera nacional descobriu um novo campo kimberlítico.
O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), o Instituto de Comunicação Social da África Austral, na sigla inglesa (MISA-Angola), e a Comissão de Carteira e Ética (CCE) estão preocupados com as detenções de jornalistas angolanos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), que afirma que continuará a deter profissionais da comunicação social por alegado envolvidos em actos de terrorismo e promoção de manifestações e pilhagem, num processo que as autoridades dizem ter à testa dois cidadãos russos pertencentes à organização África Politology.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve o presidente da Associação dos Taxistas e Lotadores de Angola (ATLA), Leonardo Lopes (Ti-Leo), de 43 anos, pelos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo.
O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, maior partido da oposição angolana, criticou o facto de o Presidente da República não se ter pronunciado nas suas intervenções públicas sobre "as execuções sumárias" dos tumultos em julho.