Sou jornalista angolano colunista político, escritor e editor do jornal eletrônico Voz de Angola desde setembro de 2017
[email protected] Tel: +244954754894
A comunidade angolana dispõe desde hoje de serviços consulares de proximidade em Bragança, uma cidade onde se sente bem acolhida apesar das diferenças que encontraram à chegada, testemunharam à Lusa vários elementos daquela comunidade.
O Presidente de Angola vai participar, em novembro, no Congresso Nacional da Reconciliação, um tema importante para os angolanos que ainda carregam "muitas feridas", anunciou hoje o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Em média, cada um dos 98 autocarros que operaram o transporte, em Luanda, transportou 513.548 passageiros, a média mais baixa desde 2021. O número de autocarros avariados subiu para 297, mais 52 do que em 2023. Com a perda de passageiros, as vendas da TCUL caíram 57% para 882,5 milhões Kz.
As ações do Banco de Fomento Angola (BFA) voltaram hoje a brilhar na bolsa angolana fechando nos 77.343 kwanzas (cerca de 72 euros), 25% acima do fecho de quarta-feira e mais 56% relativamente ao valor de entrada em bolsa.
O Tribunal Supremo (TS) marcou, para o dia 27 de Outubro, a leitura do acórdão do processo em que são arguidos os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino“, de acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira (1).
A direção da FNLA, partido da oposição angolana, suspendeu hoje o nacionalista e histórico militante do partido Ngola Kabangu, membro do bureau político e do comité central, devidos aos “ataques verbais, insultos e campanhas de sabotagem” contra a atual liderança.
O nacionalista e dirigente da UNITA (oposição) Ernesto Mulato lamenta que a independência da Angola, conquistada há 50 anos, não tenha assegurado o bem estar dos cidadãos e considerou que o país vive um "neocolonialismo" sob liderança do MPLA.
Fundo Soberano inscreveu que tem a receber 1.500 milhões USD da descapitalização feita para safar o OGE 2020, mas auditor levanta reserva e aponta que o valor deve ser descontado nos capitais próprios e não ser registado como conta a receber do Estado. Lucro caiu 12% para 175,8 milhões USD em 2024 e soma prejuízos acumulados de 61,9 milhões desde que iniciou operações.
O Ministério do Interior admite ter à disposição um observatório que se tem encarregado de registar preocupações relativas à extorsão e corrupção praticadas por alguns efectivos. O inspector-geral do MININT, Rui de Oliveira Gomes, revelou, recentemente, em declarações à imprensa, à margem do simpósio regional sobre ética institucional, haver muitos clamores da população sobre extorsão e corrupção, práticas as quais qualifica de práticas indecorosas.
A UNITA, oposição angolana, disse hoje que desconhece e considera ser especulação a alegada perseguição a possíveis candidatos à liderança do partido, assegurando o congresso, marcado para novembro, será inclusivo, transparente, aberto, participativo e de renovação democrática interna.