A Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA) demarcou-se esta segunda-feira dos atos de vandalismo praticados por "oportunistas" contra pessoas inocentes, bens públicos e privados, no âmbito da paralisação dos taxistas em Luanda, e anunciou a suspensão da greve.
A Associação das Empresas do Comércio e da Distribuição Moderna de Angola (Ecodima) manifestou esta segunda-feira "profunda preocupação" com os episódios de vandalismo, pilhagem e perturbação da ordem pública" em Luanda e anunciou o encerramento mais cedo dos estabelecimentos comerciais.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA condenou, esta segunda-feira, os actos de vandalismo registados em várias partes da província de Luanda, que resultaram em elevados prejuízos materiais e comprometeram a ordem e tranquilidade públicas.
A Polícia Nacional de Angola disse que foram detidas, esta segunda-feira, mais de 100 pessoas suspeitas de atos de vandalismo, na sequência de uma paralisação da atividade de táxi contra a subida do preço do combustível.
O Ministério do Interior angolano classificou como "ações criminosas" os eventos ocorridos em Luanda "desde as primeiras horas" desta segunda-feira, considerando que "representam um ataque ao Estado democrático e de direito".
O Ministério das Finanças de Angola disse hoje que corrige anualmente cerca de 70% da despesa com o pessoal a nível das unidades orçamentais e órgãos dependentes devido a alguns desalinhamentos, sobretudo a nível dos governos províncias.
O Consulado-Geral de Portugal em Luanda alertou esta segunda-feira para a atual situação de segurança na capital angolana, recomendando prudência e que se evitem deslocações desnecessárias, face aos tumultos que hoje ocorreram em vários pontos de Luanda.
O líder da UNITA, maior partido da oposição angolana, disse esta segunda-feira que as manifestações são um direito e que, quando devidamente acompanhadas e protegidas, não têm consequências ou problemas "e muito menos" perdas de vidas.
A Polícia Nacional de Angola disse hoje que foi reposta a legalidade em alguns pontos da província de Luanda, onde, durante a manhã, se registaram atos de vandalismo na sequência de uma paralisação de taxistas, anunciando várias detenções.
Barricadas, pneus queimados, pilhagens e viaturas vandalizadas marcaram hoje o início da greve na capital angolana dos taxistas de transportes privados, que condenaram o vandalismo e criticaram o aumento do preço dos combustíveis.