Luís da Silva Junior

Luís da Silva Junior

Balanço provisório da Polícia aponta para 30 mortos e 277 feridos nos tumultos em Angola

31 Julho, 2025

O último balanço provisório da Polícia angolana aponta para 30 mortos e 277 feridos na sequência dos tumultos registados, nos últimos três dias em várias províncias angolanas, devido a uma paralisação dos serviços de táxis.

No regresso à normalidade, luandenses lamentam "dias de guerra" e temem mais desemprego

31 Julho, 2025

Tanto a população como os próprios taxistas lamentam os episódios de violência que ocorreram durante os protestos, que começaram na passada terça-feira, e temem mais dificuldades no futuro.

Escritório da ONU pede investigação sobre a mulher morta a tiro nos tumultos em Luanda

31 Julho, 2025

O Gabinete dos Direitos Humanos da ONU reclamou hoje às autoridades angolanas "investigações rápidas, exaustivas e independentes sobre as mortes de pelo menos 22 pessoas, bem como sobre as violações dos direitos humanos associadas" durante os protestos em Luanda.

Polícia angolana justifica disparos fatais contra mulher com defesa dos agentes

31 Julho, 2025

O Comandante-Geral da Polícia Nacional angolana, Francisco da Silva, confirmou hoje que a mulher que fugia com o filho durante os tumultos em Luanda foi morta pelas autoridades, alegando que foi necessário garantir a integridade física dos agentes.

Ordem dos Advogados de Angola apela à mobilização para defesa dos detidos durante tumultos

30 Julho, 2025

A Ordem dos Advogados de Angola apelou esta quarta-feira à mobilização destes profissionais para, face ao "elevado número de cidadãos detidos nos últimos dias", integrarem as equipas que estão a ser formadas para garantirem um julgamento legal.

Comerciantes fazem contas à vida entre relatos de medo enquanto Luanda tenta regressar à rotina

30 Julho, 2025

No terceiro dia de greve dos taxistas, marcada por tumultos e pilhagens, o medo sente-se ainda em Luanda, que ensaia um regresso à normalidade apesar de muitas lojas permanecerem fechadas ou vandalizadas, sinal claro da violência dos últimos dias.

Segurança pública do país não sofrerá alterações – ministro do Interior

30 Julho, 2025

O ministro do Interior, Manuel Homem, garantiu esta quarta-feira, em Luanda, que a segurança pública no país não sofrerá alterações que inviabilizem a vida social das pessoas.

Decorre julgamento sumário de cidadãos envolvidos em vandalização

30 Julho, 2025

O Tribunal da Comarca de Luanda iniciou, esta quarta-feira, o julgamento dos cidadãos supostamente implicados nos actos de vandalismo que se verificam na capital angolana, na sequência da greve dos taxistas.

Má governação e prepotência das autoridades originaram tumultos em Luanda – Luaty Beirão

30 Julho, 2025

O ativista Luaty Beirão disse hoje que a “má governação e prepotência” das autoridades angolanas originaram os tumultos registados em Luanda, considerando que o Governo conduziu o país para um estado de insustentabilidade e "ignorou o desgaste popular".

Aparelho repressivo angolano é suficientemente sólido para conter as manifestações - Investigador

30 Julho, 2025

O investigador Fernando Jorge Cardoso defende que “o aparelho repressivo angolano é suficientemente sólido para conter as manifestações” em Luanda e que o principal desafio para João Lourenço são as eleições de 2026.

Página 1 de 84